Trade Marketing é uma das estratégias de marketing mais antigas. O Trade Marketing, nada mais é que uma prática focada em posicionamento de mercadorias de maneira estratégica no PDV (ponto de venda).
O grande objetivo do Trade Marketing é estimular o consumo de produtos nos diferentes canais de distribuição seja no varejo ou no atacado. Essas ações tem a ver com promover experiências incríveis para o shopper (consumidor) nos pontos de venda.
Trade Marketing: o primeiro passo para o sucesso no merchandising
Mantenha uma cultura baseada em resultados! Para estruturar sua área de trade marketing, todo o processo, deve ser focado em performance. O merchandising e o trade marketing, caminham de mãos dadas e são investimentos que trazem resultados a curto, médio ou longo prazo dependendo dos objetivos e claro, do esforço dedicado.
Existem vários itens e tipos de plataformas que devem ser avaliados de acordo com as particularidades e objetivos de cada empresa. É importante que todo o trabalho de trade marketing seja feito por uma equipe capacitada, e que a dinâmica desse trabalho seja pensada para agir em campo.
Ter uma equipe especializada garante uma boa gestão e comunicação, fazendo a parte analítica favorecer a inteligência dos dados para as análises completas do back office. Quando for pensar no seu Trade Marketing, fale com a gente.
Pensando em esclarecer tudo o que você precisa para realizar um trabalho excelente de trade marketing. A equipe Lider Field, se inspirou nos recursos oferecidos aos clientes para listar os seguintes processos:
- Planogramas e manuais
- Agendamento de tarefas
- Roteirização da equipe
- Comunicação da equipe internet
- Coleta de dados em campo
- Auditorias de estoques virtuais e rupturas
- Acompanhamento de metas
- Comprovação de visitas
- Dashboards e relatórios
- Comparação de roteiros planejados e roteiros executados
Todo esse processo de acompanhamento, contribui muito para o sucesso do trade marketing. Se você está começando agora, é importante saber o que pode melhorar se você contar com uma equipe especializada de trade marketing, confira:
9 itens para melhorar seu trade marketing
– Monitoramento e evolução: a coleta de dados é o coração de qualquer operação de merchandising. É importante coletar os dados e claro, saber analisar cada um deles com agilidade e precisão.
– Aumentar a presença da sua marca: saber como o seu produto está no PDV te traz insights para melhorar, cada vez mais, sua presença nos pontos importantes.
– Otimizar o desempenho da equipe de campo: manter a proximidade com os promotores é um fator importante para os resultados e também para reconhecer o destaque de alguns e inspirar os outros.
– Conhecer a situação real a fundo: um guia de execução baseado exatamente com o que sua empresa precisa, com imagens em tempo real e evitando equívocos.
– Manter um padrão de identidade: quando você dispõe de uma gestão personalizada, você também dispõe de promotores com celular sempre à mão, com todas as informações necessárias ao vivo, para manter sempre um padrão da marca.
– Estudar a concorrência: quando você sabe o que o seu concorrente está fazendo, você pode também tomar as melhores decisões e acompanhar tendências de perto.
– Combater a ruptura: o promotor irá informar em tempo real sempre que encontrar algum conflito de abastecimento das gôndolas. E assim, seu time de vendas pode tomar decisões para reverter a falta de produtor em tempo hábil.
– Manter o mix de produto ideal: através de dados precisos, você vai ter o embasamento necessário para identificar e pensar nas oportunidades de cada canal.
– Aumentar seu faturamento: a consequência de toda essa organização é clara: vender mais. Acertando nas ações, sua empresa conseguirá aumentar mais o share no ponto de venda, saber informações importantes, aumentar o desempenho da equipe e claro, ter mais retorno financeiro.
Agora que você já entendeu o que é trade marketing e a importância para o sucesso da sua empresa, lembre-se que todas as etapas são importantes. Então, essa é a hora de buscar a execução de trade marketing perfeita para sua empresa. Mantenha sua equipe sempre atualizada sobre as tendências do mercado e sobre o comportamento do shopper.
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