Marketing Digital

A internet mudou radicalmente a maneira como as pessoas se relacionam. Também mudou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes e entre si, e todas essas mudanças também alcançaram o marketing.

Pela rede milhões de indivíduos divulgam seus serviços e produtos diariamente, esse é o denominado Marketing Digital. Com o objetivo de posicionar a marca, estabelecer relacionamentos e constituir novos negócios, é sempre um grande desafio tornar esse anúncio impactante o suficiente para diferenciar-se dos demais.  A possibilidade de atingir um público imenso de uma vez só é enorme, nem mesmo a distância geográfica é fator de limitação, portanto quem quiser ganhar nesse meio precisa saber se relacionar com seu cliente, saber recebê-lo no canal e estar sempre pronto a dar respostas e solucionar casos, além de apresentar um conteúdo atraente. O e-mail também é uma maneira de estabelecer contato com a pessoas que autorizarem o recebimento das novidades.

Atualmente, a grande maioria dos usuários pesquisam produtos e preços pela internet. Os consumidores tomaram gosto pela pesquisa, comparando, conversando com outros consumidores e buscando referências antes de decidir-se pela compra. Esses usuários tendem a ser muito ativos e exporem sem rodeios suas ideias e opiniões, portanto estabelecer e manter um bom relacionamento com eles é essencial para que sua marca ganhe credibilidade e se mantenha sempre em destaque.

PROMOTOR EXCLUSIO X PROMOTOR COMPARTILHADO

O promotor de vendas é um profissional indispensável para que o planejamento, investimento e a estratégia de vendas de qualquer marca alcancem sucesso dentro do PDV. Toda empresa que lança sua marca no mercado sabe disso.

Existem duas modalidades de contratação do promotor: exclusivo ou compartilhado.

O promotor exclusivo é contratado para trabalhar especificamente para uma empresa.

O promotor compartilhado geralmente é contratado quando a empresa não possui capital suficiente para investir nesse profissional, mas algumas empresas, mesmo tendo capital, preferem não investir num promotor exclusivo. Em ambos os casos há a união com outras empresas para contratar um mesmo profissional.

Apesar da economia, o compartilhamento de profissionais pode trazer algumas desvantagens, pois o promotor será obrigado a lidar com diferentes marcas ao mesmo tempo, com quantidades diferentes, estratégias de vendas muitas vezes divergentes, formas de divulgação distintas, reposição de variados produtos em locais diversos, o que muitas vezes acarreta confusão e falhas na execução do trabalho.

Ter um promotor exclusivo garante para a empresa um profissional focado na sua marca, garantindo que ela tenha seu espaço assegurado no PDV , que tenha sempre a quantidade correta dos seus produtos, assim como a adequada reposição e exposição e que a estratégia de vendas e de divulgação sejam perfeitamente executadas, pois esse promotor sempre irá defender os interesses da marca que o contratou.

De acordo com estudos, 3 a cada 4  consumidores dão mais importância a um serviço excelente oferecido pela marca do que propriamente pelo produto em si, ou seja, a forma como o produto é apresentado e oferecido é mais importante que a marca e é fundamental para ganhar a simpatia e a preferência do consumidor, o que faz da escolha de um promotor exclusivo a melhor opção para qualquer empresa.

Merchandising

É qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
(BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2001 pg. 18).

A maior diversidade de produtos oferecidos ao consumidor faz com que as empresas desenvolvam estratégias para destacar-se da concorrência. Se tratando de PDV (ponto de venda) os materiais mais usados são os displays tanto de chão como de balcão, expositores, arranjo de vitrines e showroom. Há displays que são bem usados para expor a marca do produto como em filas de supermercados, através desta ferramenta o cliente é quase que “obrigado” a ver o anuncio demonstrado que leva até ele descrições de certos produtos que serão lançados ou até mesmo um produto que já exista no mercado, ocasião esta que leva o cliente a despertar o interesse e adquirir a mercadoria oferecida.

Ter um bom produto, preço competitivo, boa distribuição e muita propaganda muitas vezes não é suficiente para alavancar uma venda no “PDV”.

Pesquisas mostram que em média 80% da decisão sobre levar determinado produto é feita dentro da loja no momento da compra. Sabendo disso, muitas empresas têm investido em merchandising para garantir que todo seu esforço de meses de planejamento e divulgação não seja perdido naqueles segundos finais no PDV em que o cliente decide se levará seu produto ou de seu concorrente.

Algumas técnicas como DEGUSTAÇÃO (provar um determinado alimento ou bebida), SAMPLING (abordagem e entrega de amostras) e DEMONSTRAÇÃO (abordagem com explicação dos benefícios de um produto ou serviço) ajudam a posicionar, fidelizar e aumentar as vendas.

Um profissional bem treinado no PDV pode fazer toda a diferença na venda de um produto se no momento de apresentá-lo aos clientes oferecer informações sobre suas características, qualidades e vantagens que o destaque dos seus concorrentes.

Trade Marketing

A expressão Trade Marketing, originária do inglês, é usada no sentido de troca comercial e está relacionado com a promoção, é uma ferramenta importante para alcançar o consumidor e aproximá-los da marca. É a atividade praticada pela indústria de consumo que tem como foco o canal de distribuição.  Atualmente quase todos os principais fabricantes no mundo utilizam o Trade Marketing em seus negócios visto que alavancam suas vendas e ampliam seus pontos de distribuição. É um processo complementar pelo qual o fabricante facilita o acesso do consumidor final ás suas marcas com a ajuda do promotor, focando no atendimento das necessidades de vendas dos parceiros de cadeia de distribuição.

O profissional de trade marketing é responsável por colocar em prática as técnicas e estratégias para que esse objetivo seja alcançado. E essas ações de são muito importantes para o processo de vendas, tanto no varejo quanto na indústria, pois, além de aumentarem as vendas da empresa, ainda promovem o relacionamento direto da marca com o cliente. Além disso, muitas marcas trabalham com uma variedade muito grande de produtos e isso torna as ações essenciais para a divulgação desses produtos para os consumidores.

Resumindo, o trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas.

Além do trade marketing a indústria de consumo tem o marketing de produtos, que se encarrega em pensar os lançamentos e em administrar o portfólio existente, pensando sempre no consumidor final.

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