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Postado em: 30 de dezembro de 2020 as 10:11:04

Super métricas do trade marketing: como medir o resultado das ações no PDV?

Agora, você vai descobrir como identificar e analisar as métricas de trade marketing para aplicar na realidade da sua operação e caminhar rumo a resultados mais otimizados.

Entenda quais indicadores são importantes para medir o resultado do trade marketing:

Pessoas: Promotores, shoppers e consumidores. Esses indicadores são relacionados às pessoas do nosso trabalho;

Produto: Como está o seu estoque? Como você garante a jornada de compra sem atritos?

Preço: a estratégia de precificação é, sem dúvidas, um dos indicadores-chave para não errar no preço e perder nas vendas;

PDV: o seu ponto de venda deve ter posicionamento, presença, formatos e estratégia, para criar experiências que dão certo;

Promoção: suas estratégias de promoção devem conter 

 

Os 5 P’s do marketing, foram aplicados no trade marketing para que seja fácil o entendimento desses indicadores que são extremamente importantes. Agora, é preciso saber na prática, como cada um deles funciona e pode ser medido:

 

Aprenda a medir o desempenho do seu trade marketing e melhore seus resultados!

Toda e qualquer ação de marketing, precisa de mensurada, afinal, essa é a unica maneira de identificar o que deu certo, pontos de melhoria e analisar continuamente os resultados – e quando falamos de trade marketing, não poderia ser diferente.

Saber quais indicadores analisar e mensurar deve ser parte da rotina de qualquer ação de trade marketing. Cada empresa deve definir quais indicadores irá acompanhar, afinal, tudo depende de objetivos, do segmento de atuação, do porte da empresa e principalmente, dos tipos de canais atendidos.

No mundo do marketing, chamamos esses indicadores de KPI’s (Key Performance Indicator) e eles servem para ajudar os gestores na hora da avaliação de performance das ações e se todos os processos estão de acordo com os objetivos. Muitas empresas ainda não sabem medir as ações de trade marketing e isso pode causar gastos desnecessários, de tempo, pessoas e investimentos. 

Visitação dos promotores aos PDV’s:

Sem dúvidas, essa é uma das métricas mais expressivas. Por isso, acompanhar a quantidade de visitas dos promotores aos pontos de venda é o primeiro indicador que sua empresa precisa ficar de olho, pois é a fase inicial do seu funil de vendas.

A métrica de visitação dos promotores é a que merece um papel em destaque, até por poder mensurar os esforços, além delas representarem um custo importante dentro uma equipe de trade, e otimizar seus resultados é fundamental para a organização.

Fique de olho nas gôndolas

A ordem é: produtos bem posicionados! Qualquer profissional da área sabe que para ter bons resultados nas vendas, é essencial saber negociar boas ações no ponto de venda.

Para que esse indicador seja de fato mensurado, é importante acompanhamento constante, visitas regulares, é claro, equipe especializada para garantir que tudo esteja sempre em ordem.

Ruptura de gôndola: o que é isso e como posso medir?

Nem todos os dados são aqueles que desejamos né?! A ruptura de gôndola é uma métrica indesejada e negativa que pode comprometer muito suas vendas. Por mais que a ruptura de gôndola pareça significar que todos os produtos foram vendidos, ficar sem produtos expostos gera uma perda de receita e de credibilidade na marca. O que o seu cliente pensa quando chega no supermercado e não vê o seu produto lá?

O ideal nesse cenário é mensurar o volume dessas situações e criar estratégias e metas para reduzir esse acontecimento. 

Monitorar a concorrência é um indicador fundamental 

Acompanhar as ações da concorrência, fazer um benchmarking, é fundamental não só para as estratégias de merchandising como para a saúde da sua empresa. Monitorar as ações dos seus concorrentes te dá as respostas de como a sua marca está posicionada e gera ideias para novas ações.

Monitoramento da concorrência

Realizar benchmarking é uma prática indicada para saber como sua marca está posicionada no mercado,  identificar tendências e gerar ideias para novas ações. Acompanhar a concorrência também é estratégia!

Aprenda a identificar os indicadores e métricas mais importantes para o seu negócio, criar uma rotina e um painel para acompanhar tudo de perto e compartilhe as informações com sua equipe sempre. Seus resultados devem ser medidos com frequência e, a cada análise fora do planejado, ações devem ser definidas para corrigir possíveis desvios.

Somente com acompanhamento de KPI’s é possível medir o que está surtindo efeitos e o que precisa de mais esforço para ter o retorno esperado.

A combinação da análise das informações adquiridas e da execução dos processos é a fórmula perfeita para atingir o sucesso nas vendas. Por isso, conte com colaboradores e uma equipe com os quais você troque informações e todos estejam alinhados para utilizar os dados coletados e compartilhados a favor do negócio. 

É necessário ter pensamento estratégico e cautela para executar e compilar os dados sem correr risco de se basear as decisões em informações inconsistentes. Nessa horas, conta com o apoio de equipe especializada, ajuda muito na mensuração da efetividade das ações de trade marketing. A Lider Field, por exemplo, é uma empresa que oferece a solução completa para quem precisa de profissionais capacitados, ações inovadoras e equipe de back-office que acompanha os resultados e objetivos em tempo real. Se você está precisando potencializar seu trade marketing e merchandising, fale com a gente.

 





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