Autoserviço – Varejo, Cash and Carry e Key accounts

Autosserviço Lider Field

Aqui se concentra a maior atuação da Lider Field.

Sempre que o cliente se encontra em um estabelecimento onde ele próprio se serve e ao fim se dirige a um caixa para pagar suas compras, chamamos este estabelecimento de autosserviço.

Autosserviço é uma modalidade de varejo que tomou forma no Brasil por volta de 1950, cerca de duas décadas depois de se apresentar como novidade nos EUA. É bem verdade que, inicialmente houveram algumas tentativas frustradas como, o Frigorífico Wilson, que em 1947 abriu sua primeira loja sem atendentes em São Paulo. Mas, logo em 1953, é aberto o Sirva-se também em SP, o primeiro supermercado brasileiro.

Essa mudança está diretamente ligada à uma necessidade das pessoas terem mais agilidade nas suas compras. Além disso, também desperta, automaticamente, a necessidade das indústrias em seguir a tendência de criar mecanismos para participar ativamente da jornada de compra do consumidor, sem necessariamente ter presença física.

Diante deste cenário, as indústrias passam a traçar metas e principalmente não param suas análises no Sell-in (venda da indústria para o canal varejista), mas sim, criam novas ferramentas para mensurar e qualificar o Sell-out (venda do varejista para o cliente final – promovendo giro). Evidenciando que quem melhor acompanha sua cadeia, consegue alcançar tendências que nortearão a tomada de ação, em prol de melhores resultados.

Com a expansão dos supermercados e hipermercados, o modelo associou cada vez mais seções, como padaria, açougue, hortifruti, se desenvolvendo para grandes lojas, onde o cliente determina sua jornada. Isto inaugura um novo marco no varejo moderno, propiciando o desenvolvimento dos Cash and Carry e Key accounts.

Varejo, Cash and Carry e Key accounts

Estes gigantes do varejo e do atacado, possuem características específicas e exigem cuidados especiais e acompanhamento sem igual.

Iniciando pelos Cash and Carry, que são grandes redes que tem âmbito nacional ou até mesmo regional, mas levam consigo a ideia o Atacarejo. Isto quer dizer que eles atuam tanto por meio das vendas para o atacado como também para o varejo.

Diante deste conceito, alguns pontos podem ser destacados nesta modalidade:

  • Volume alto de vendas: o atacarejo é um negócio focado em grandes lotes;
  • Precificação diferenciada: os preços passam a ser um atrativo para o consumidor, uma vez que, na compra de mais volumes o custo unitário tende a reduzir.

As contas-chave, também chamada “Key accounts”, são grandes varejistas, podendo ter atuação nacional ou regional, eles são responsáveis pela movimentação de grandes volumes de mercadorias anualmente e por este motivo são destaques em qualquer carteira.

Algumas características estão intimamente ligadas aos key accounts e por isso determinam a nossa atuação e tornam necessário um acompanhamento mais elaborado, seguem alguns fatores que se destacam:

  • Opta por utilizar o GC (gerenciamento de categoria);
  • Exige a aplicação de planogramas;
  • Pontos extras e pontos diferenciados são controlados;
  • Normalmente possuem a seção de eletro e vestuário.

A Lider Field é uma agência especializada em tudo o que diz respeito ao varejo. Desde 1994 estamos gerando novas experiências ao shopper e resultados excelentes aos nossos clientes.

Nossa equipe é altamente treinada para pensar como o consumidor e somos especialistas em Hipermercados, Supermercados, Lojas de Departamentos e Varejo.

Marque uma reunião sem compromisso com o time comercial da Lider Field e veja o seu PDV se transformar!

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Só chegamos ao topo porque nos tornamos especialistas em entender, e tornar realidade, as suas necessidades.

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