Trade marketing na farmácia: como aplicar?

Ter uma empresa farmacêutica muitas vezes parece ser mais difícil do que realmente é, principalmente no momento de planejar como divulgá-la. No entanto, é fácil utilizar técnicas de trade marketing e merchandising no PDV para impulsionar o segmento. Quer ver?

Explore o espaço do seu merchandising

Parece óbvio, mas duas das principais coisas evidentes em lojas são a localização e o design. A apresentação de um local é com certeza o carro-chefe para obter sucesso de interação e vendas. Cada vez mais as farmácias estão buscando se adequar ao conforto, ou seja, estão observando como o cliente se sente e, com isso, preparam ambientes acolhedores, com cores que demonstram carinho e cuidado, sem perder a estética tradicional. 

Uma das alternativas é alterar a distribuição de prateleiras, investir nas gôndolas e ilhas (se atentando ao estoque), expor a maior quantidade de produtos do dia a dia como para cabelo, para higiene pessoal, etc., pois nem todo mundo procura farmácias para comprar medicamentos. Utilize também cartazes, displays e panfletos com alguma personalidade estampada, pois isso chama atenção de longe. Além disso, mantenha os produtos fáceis de serem encontrados, com indicações e posicionados na vertical (olhar de baixo para cima), e proporcione uma experiência mais rápida para o cliente, economizando o tempo dele e melhorando o faturamento.

Capacite o atendimento

Temos pronto o ambiente, mas o atendimento nos tradicionais “balcões” e no caixa deve ser observado. Capacitar e especializar seus atendentes, para que eles tirem dúvidas com excelência sobre produtos comuns, e ter sempre um farmacêutico à disposição do cliente é um grande impulso para que o shopper se sinta bem no seu ambiente. Segundo uma pesquisa do Instituto POPAI, o tempo de permanência de um cliente dentro de uma farmácia é de cinco minutos em média. Ou seja, a capacitação dos atendentes surge para tornar a experiência de compra ainda mais fácil e ágil.

Ofereça algo que difere sua loja de outras

Ter um produto específico muitas vezes traz sentimentos de dúvida ou ansiedade, pois é difícil prever a opinião dos consumidores. Porém, oferecer esse diferencial pode ser a alavanca necessária para que a sua farmácia seja o ponto escolhido pelo shopper. Por isso, faça uma pesquisa de concorrência e tente entender os pontos fracos de quem divide a clientela. Além disso, saiba o que está em alta fora da sua “bolha” e tente apresentar aos poucos em seu PDV. Depois, inove: crie algo seu e ofereça. Anote sempre o seu progresso.

Ainda não sabe como potencializar suas vendas na sua farmácia? Não se preocupe! Entre em contato com a equipe Lider Field e agende uma consulta. Temos certeza que trabalhar juntos fará a diferença.

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