Trade Marketing 2021: tendências e mudanças

Está na hora de pegar papel e caneta para anotar tudo que não pode ficar de fora do radar da sua equipe de trade marketing. Muitos falam em entregas por drone, eletrodomésticos que alertam quando um produto está acabando e realidade aumentada para engajar o cliente na loja física. Porém, a maioria dessas inovações que citamos aqui, não fazem parte da realidade do varejo no Brasil por enquanto. Então, sejamos realistas, o que realmente é importante para o seu trade marketing em 2021?

Independente do segmento de atuação ou do porte da empresa, aqui vão algumas tendências para indústrias, agências, distribuidoras e varejistas.

Dê um check nos tópicos que já são realidade na sua operação e fique de olho no que pode ser aprimorado para que os resultados cheguem.

Tendência de trade marketing 2021: o “novo normal”

Pois é, o Coronavírus acelerou a transformação digital em vários aspectos e a consequência disso é que todos os nichos, inclusive o varejista, estão se adaptando ao que chamamos de “novo normal”. A transformação do PDV e tendências em que o trader precisa estar atento:

Lojas em 2021 serão um misto de online e offline

Além da loja estar mais conectada com o marketing digital, os sistemas da loja também estarão mais integrados e o vendedor também estará mais conectado do que nunca. 

Dados, dados e mais dados

Cada vez mais, os dados deverão fazer parte da rotina da empresa. Não importa qual é a área de atuação. Sempre pense nos dados, pois essas informações te mostram o caminho que deverá seguir para alcançar os objetivos. A mina de ouro é conhecer os dados e medir o sucesso e oportunidades de todos os setores da sua empresa, principalmente, o setor de trade marketing.

Você sabe tudo que acontece no seu PDV? O que chega até você é realmente o que acontece em campo? O posicionamento de produtos está de acordo com o que mostra o planograma? Qual foi o aumento em volume depois da conquista daquele ponto extra?

A resposta dessas e de outras perguntas podem ser apresentadas quase em tempo real pela equipe de trade marketing. Em outras palavras, não trabalhe mais através de achismo, tenha sempre informações em mãos.

QR code: a maior tendência do trade marketing do ano

Por conta da pandemia, os bares e restaurantes já estão utilizando bastante o QR Code. Uma das tendências de expansão dessa solução é utilização do QR Code no PDV, seja para pagamentos ou para autoatendimento, legal né?

Mais storage nas lojas físicas

As lojas físicas agora se tornam mini centros de distribuição para as lojas online. Esse modelo vem sendo testado, e precisará de muitas mudanças para acontecer de fato, porém, já pode ser considerado uma realidade tanto para retirada na loja, quanto para entregas na sua casa.

A tecnologia agora faz parte do dia a dia de todo mundo

Essa é uma tendência para qualquer nicho! A tecnologia precisa ser integrada às práticas diárias, dentro e fora do PDV. Fotos do PDV em tempo real, QR Code e outros aliados podem te ajudar muito na transformação digital, principalmente te dando a chance de ter uma visão global do que está acontecendo – tanto no back-office quanto em campo.

Vale lembrar que ficar de olho nas tendências de trade marketing é uma ótima maneira de antecipar e enxergar novas possibilidades e oportunidades.

Lider Field – Trade Marketing de excelência

A Lider Field permite que você tenha de forma fácil equipes comerciais, de marketing e traders administrando toda a sua demanda. 

Nosso objetivo é ajudar cada cliente e alinhar todas as necessidades em campo ou no back-office. 

Deseja aumentar os seus resultados? Fale com a gente!

Leave A Comment

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda