Pós pandemia no varejo: o que mudou?

Pouco mais de um ano depois dos primeiros casos de Covid-19, ainda não sabemos como será o futuro. As vacinas começaram a chegar, em alguns países a vacinação está avançada, mas nem assim há uma ideia do que vem por aí. 

No entanto, a pandemia trouxe métodos de trabalho e venda que devem continuar sendo explorados quando tudo isso passar. As medidas de restrição de contato e abertura do comércio proporcionaram mudanças importantes nos diversos setores, desde lanchonetes até supermercados, o que impactará o varejo no pós pandemia. Relacionamento online e sistema de entregas a exemplo das transportadoras e Correios tem sido duas alternativas imprescindíveis para as lojas que buscaram se reinventar em meio à crise.

A implantação de delivery, aliás, é um dos principais destaques de empresas que antes desse momento não faziam entregas. Um exemplo interessante é a aplicação de “omnichannel” pela rede de empresas “Americanas”, que tem feito compras de supermercado e enviado aos clientes pelo próprio aplicativo, uma modalidade de entrega que não havia antes nem em lojas físicas. Aliás, se antes do “novo normal” já não se podia vender no varejo sem auxílio da tecnologia, atualmente oferecer opção de venda online passou a ser obrigação e por isso essa alternativa foi tão bem aceita, principalmente levando em conta o merchandising feito no “Big Brother Brasil”.

Trade marketing pós pandemia

Mas não é só isso! As empresas agora estão tendo que ir atrás do consumidor, ou seja, precisam buscar estratégias que funcionam além do PDV. Dessa forma, a internet é aliada não só para o marketing e o merchan, mas também para servir de canal de venda. Aliás, algumas empresas estão buscando focar apenas nas vendas online, utilizando as lojas físicas para estoque ou provador, investindo no impulsionamento que as redes sociais oferecem. E, o período a seguir diz respeito a essa relação empresa > internet, que abrange um público maior e variado.

Dessa forma, é necessário ter o planejamento de venda em dia, além de uma pesquisa de mercado afiada. Conhecer o mercado e seus possíveis clientes é indispensável presencial ou virtualmente e as métricas do trade marketing continuam valendo. Ou seja, as estratégias pensadas para o PDV podem ser utilizadas no varejo online, basta se adequar ao ambiente remoto.

Não faz ideia de como migrar e se antecipar ao “novo normal” pós-pandemia? A Lider Field te conta as possibilidades de adaptação e te mostra como continuar em alta com as vendas ou se reinventar para vender mais. Por isso, entre em contato com a gente! Estamos prontos para te dar o maior suporte.

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