Merchandising no Brasil: como fazer funcionar?

Dentre todos os artifícios da Publicidade, o Merchandising é uma das armas mais poderosas para o sucesso do seu produto. No entanto, apesar de parecer fácil de implantar, essa atividade requer atenção e cuidado. Por isso, neste post destrinchamos o que é Merchandising, seu histórico no Brasil e dicas valiosas de como obter o melhor dele.

O que é Merchandising?

A palavra “Merchandising” é de origem francesa (“merchandise” ou “marchand/merchant”) e remete à mercadoria, comércio ou troca. A atividade consiste basicamente na reunião de técnicas potencializadoras em prol de oferecer uma solução para o seu cliente ao mesmo tempo que a empresa obtém lucro.

A atividade de Merchandising consiste em cinco tipos diferentes de aplicação, sendo elas:

  • Visual Merchandising: diz respeito à parte mais importante da criação e venda de um produto: o seu visual, ou seja, o seu logo, a tipografia, como se apresenta, entre outras formas que tornam sua marca chamativa
  • Merchandising Editorial: é a aplicação em produções artísticas como em filmes, séries, novelas, desenhos, etc., de forma implícita
  • Merchandising no Ponto de Venda: aqui o foco é o contato visual do cliente com o produto. Por exemplo, a separação de frutas por cor em um supermercado ou arrumação visando “reproduzir” o produto.
  • Merchandising no Varejo: a estratégia aqui se dá pela oferta de algum serviço adicional caso o cliente adquira um produto. Por exemplo, um número para sorteio, um vale-presente, etc.
  • Merchandising Digital: apesar de muito parecido, não é publicidade. Trata-se do uso/menção de algum produto de forma implícita. Por exemplo, personalidades da mídia utilizando produtos com alguma marca estampada durante uma live ou em uma publicação. 

Merchandising no Brasil: como fazer funcionar?

O meme que diz que o brasileiro já nasce com certificado em Publicidade e Propaganda pode ser mais do que uma brincadeira de internet. A criatividade é realmente algo que faz parte do dia a dia e isso deve ser explorado para obter o máximo de visibilidade e lucro possível.

No entanto, muitas pessoas não sabem como dar suporte à ideia criada e, como resultado, o negócio acaba falindo. Isso acontece pela ausência de planejamento tanto da parte de Marketing quanto administrativa. Para evitar problemas futuros, algumas situações devem ser definidas pelo empreendedor:

  • Defina público-alvo: é um tanto óbvio, mas você precisa saber para quem você está vendendo. Para isso, faça pesquisas, questionários, investigue o seu público potencial e depois pense o seu produto para ele
  • Defina metas: se isso te assusta, comece definindo situações diárias para alcançar. Por exemplo, defina uma semana para atingir um número X de produtos vendidos e vá aumentando gradativamente. Lembre-se de associar essas vendas ao que você criou pensando no seu público
  • Estimule o público: seja com promoções, brindes ou com seu ponto de venda bem produzido, estimule o público
  • Potencialize a experiência: para que o cliente se sinta convidado a consumir determinado produto, a oferta dele deve ser interessante e despertar algo que a concorrência não faz e isso pode passar pela ideia de exclusividade, caso deseje

Isso tudo somado à vontade de vender trará benefícios incontáveis à sua empresa. No mundo das vendas e do Marketing, saber aplicar conceitos de forma positiva é um diferencial que muitas vezes não recebe atenção. Caso precise de auxílio para aplicar o merchandising da sua empresa, conte com a Lider Field para te ajudar. Entre em contato.

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