Merchandising em 2021: o que é e como fazer? (+3 exemplos)

Afinal, o que é merchandising?

Merchandising, em resumo, é o conjunto de técnicas responsáveis por apresentar, destacar e informar sobre determinado produto. A função geral do merchandising é evidenciar o protuso correto, com o preço adequado, para o consumidor certo. 

Toda e qualquer técnica ou estratégia para chamar atenção do shopper e estimular a comprar, é considerado merchandising.

Lembrete importante: merchandising não é só no ponto de venda (PDV) hein?!

É válido dizer que existem vários tipos de merchandising. Mas, quais são os tipos que existem?

Descubra mais sobre os tipos de merchandising e esteja pronto para vender mais:

  • Merchandising dentro e fora do ponto de venda
  • Merchandising de sedução
  • Merchandising editorial
  • Merchandising Digital

Como funciona o merchandising dentro e fora do ponto de venda?

Bom, o merchandising no PDV você já sabe como funciona né?! É realizado por meio de exposição promocional, usando gôndolas, prateleiras e outros dispositivos. Em alguns casos, a degustação do produto também faz parte das ações.

O merchandising fora do PDV funciona com o intuito de reforçar a imagem da marca, fazendo com que o cliente se lembre dela. E como funciona: panfletagem, degustação e palestras temáticas.

Merchandising de sedução: um jogo atraente para o cliente

Criar ambientes atraentes para chamar atenção de possíveis clientes e concretizar a compra é papel do que chamamos de merchandising de sedução. Nesse tipo de merchandising, a ideia é criar experiências inesquecíveis para o potencial cliente. Afinal, sabemos que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, é bom que sua estratégia esteja focado para causar as melhores impressões possíveis. 

Merchandising editorial: a televisão é merchandising!

Quando você vê produtos em novelas, filmes e programas de TV, é merchandising. Também chamada de product placement, é a ação que posiciona produtos ou marcas em filmes, seriados, clipes musicais e novelas, também com o intuito de lembrança e reforço de imagem. 

O merchandising editorial não é novidade para ninguém, né?! A grande diferença agora é: Os videos no Youtube também são um forte canal de merchandising, além disso, os digitais influencers e todas as redes sociais podem se tornar pontos de merchandising importantes para a sua estratégia. 

Merchandising Digital: a internet é uma aliada obrigatória

O merchandising na internet é uma tarefa obrigatória para qualquer tipo de negócio, independente do nicho e do tamanho da sua empresa. O mundo online potencializa e dá oportunidade para qualquer negócio, desde que você saiba como usá-lo. 

Lembrete importante: merchandising não é publicidade. Ou seja, estamos falando sobre menções a um produto ou serviço de forma sutil e implícita, diferente do que ocorre em um anúncio, ou em posts institucionais nas redes sociais. Use as blogueiras e digitais influencers a favor da sua marca. 

Na prática: Como montar uma estratégia de merchandising?

De maneira resumida, você precisa: definir seu público alvo, suas metas, objetivos e claro, criar estímulos para alcançar tudo isso. Após definir as primeiras etapas, aposte no trade marketing, e para isso, conte com a gente! Entre em contato.

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