Como aplicar trade marketing na Páscoa?

Épocas festivas e comemorativas são a melhor e, talvez, a maior chance de promover um serviço ou produto. Isso porque, as pessoas estão buscando presentes, novas roupas, novos sapatos, novas coisas para renovar os ares. Por isso, fica evidente a necessidade de implantar o Trade Marketing ao seu negócio.

A estatística

Em 2020, as vendas na Páscoa caíram bastante em relação a 2019 e o setor de ovos foi um dos mais afetados, segundo divulgou o Estado de Minas. Algumas empresas de chocolate no geral optaram pelo sistema de entregas “delivery” nos APPs conhecidos, como o iFood, já que a pandemia da Covid-19 impossibilitou as compras presenciais. 2021, por outro lado, terá de aguardar decretos segundo cada demarcação de região, seguindo as classificações de risco e contaminação da doença, além do andamento de vacinas. No entanto, há lojas optando por “antecipar” as vendas, começando já em janeiro a fabricação e distribuição de ovos e outros produtos. Outra alternativa é que algumas empresas estão realizando contratações temporárias, ou seja, gerando mais produção e mais trabalhos para tentar driblar prejuízos.

A Páscoa

Esse é um momento que várias coisas estão em destaque: o tradicional ovo da Páscoa, as cestas de chocolates, a adoração religiosa, o feriado prolongado perfeito para descansar, etc. Dessa forma, você deve se atentar a oferecer um serviço que valorize esse período, mas não de uma vez, trace um percurso, se planeje.

Saber o que está em alta antes é o primeiro passo para construir uma campanha publicitária, um anúncio, um novo produto ou um novo serviço. Um grande exemplo são as parcerias entre empresas de chocolates e personalidades famosas. A Cacau Show, por exemplo, tem lançado ovos de Páscoa temáticos com a Disney, Champions League (liga de futebol europeu) e, para 2021, a NBA (liga de basquete dos Estados Unidos), que inclusive já teve sua distribuição iniciada.

Se você é uma empresa de pequeno ou médio porte, é bastante compreensível não conseguir parcerias nesse nível. No entanto, a criatividade deve ser sua grande aliada. Se você tem loja de roupas, tente montar manequins inspirados nos looks de pessoas famosas e exponha uma foto representando isso junto na vitrine. Apresente produtos inspirados, mas se atente aos direitos de uso, hein? De qualquer forma, a ideia aqui é utilizar o que está na mídia para vender mais no seu PDV. E, é claro, enfeite o bastante com elementos que remetem à Páscoa.

No fim, o caminho para gerar sucesso no PDV durante feriados tão grandes e importantes é mesmo definido pelo empreendedor. As estratégias estão aí e as dicas também, mas nem sempre serão suficientes ou fáceis de aplicar. Por isso, a Lider Field se disponibiliza a te auxiliar nessa atividade. Vem conversar com a gente!

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