A expressão Trade Marketing, originária do inglês, é usada no sentido de troca comercial e está relacionado com a promoção, é uma ferramenta importante para alcançar o consumidor e aproximá-los da marca. É a atividade praticada pela indústria de consumo que tem como foco o canal de distribuição.  Atualmente quase todos os principais fabricantes no mundo utilizam o Trade Marketing em seus negócios visto que alavancam suas vendas e ampliam seus pontos de distribuição. É um processo complementar pelo qual o fabricante facilita o acesso do consumidor final ás suas marcas com a ajuda do promotor, focando no atendimento das necessidades de vendas dos parceiros de cadeia de distribuição.

O profissional de trade marketing é responsável por colocar em prática as técnicas e estratégias para que esse objetivo seja alcançado. E essas ações de são muito importantes para o processo de vendas, tanto no varejo quanto na indústria, pois, além de aumentarem as vendas da empresa, ainda promovem o relacionamento direto da marca com o cliente. Além disso, muitas marcas trabalham com uma variedade muito grande de produtos e isso torna as ações essenciais para a divulgação desses produtos para os consumidores.

Resumindo, o trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas.

Além do trade marketing a indústria de consumo tem o marketing de produtos, que se encarrega em pensar os lançamentos e em administrar o portfólio existente, pensando sempre no consumidor final.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais